Lúdio alerta para o aumento da taxa de transmissão da covid-19 em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: JL Siqueira - ALMT

 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, do PT, detectou novo aumento da taxa de transmissão da covid-19 em Mato Grosso.

Na avaliação do parlamentar, isso é efeito do relaxamento das medidas restritivas e do aumento da circulação de pessoas.

Durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Lúdio alertou para a necessidade de retomar medidas sanitárias.

“A taxa de transmissão, que vinha em queda desde o início de abril, voltou a subir e há seis dias já está novamente acima de 1.

Isso significa que a epidemia volta a acelerar em Mato Grosso, e isso se refletirá no aumento do número de casos novos de covid-19”, explicou o deputado.

A taxa de transmissão alcançou o menor patamar em 26 de abril, com 0,81, o que significa que no ciclo da doença, cada 100 pessoas transmitem a covid para 81 pessoas.

Na última terça-feira, a taxa de transmissão já era de 1,12, o que significa que cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 112 pessoas.

Outro indicador preocupante é a ocupação dos leitos de UTI, de 26 hospitais de referência em Mato Grosso, 10 estão com 100% dos leitos de UTI ocupados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, Lúdio Cabral vem monitorando a evolução da covid-19 em Mato Grosso e alertando o Governo do Estado sobre as medidas que deveriam ser tomadas.

“Com a vacinação a passos lentos, com apenas 7% da população mato-grossense imunizada, somada ao relaxamento das medidas sanitárias, corremos o risco de viver uma epidemia muito prolongada no nosso estado”, alertou Lúdio.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.