| Levantamento mostra que 71% das pessoas que morreram por covid-19 em Cuiabá eram negras.mp3 |
Por: Jurandir Antonio
Voz: Eneas Jacobina
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior valor bruto da produção agropecuária.
A produção de algodão, milho, soja e girassol e a criação de gado são os principais responsáveis pela força do setor na economia do estado.
Dados do Observatório de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico mostram que a participação do estado é de 18% do valor bruto da produção agropecuário nacional.
Em 2019, o valor bruto da produção agropecuário de Mato Grosso alcançou mais de 106 bilhões de reais.
Para 2020 a estimativa, segundo uma análise dos dados acumulados no primeiro semestre deste ano, é que a receita do setor no país registre um salto maior que o ano passado, acima de 125 bilhões de reais.
Esses dados mais uma vez confirmam a vocação agrícola do estado somada com a mão-de-obra qualificada, ao uso de tecnologia agrícola, a adoção dos resultados de pesquisas desenvolvidas por diferentes instituições que difundem informações tecnológicas e específicas para a região do cerrado.
De acordo com levantamento do Observatório de Desenvolvimento, a lavoura de Mato Grosso é responsável por 81,5% do valor bruto da produção agropecuário total do estado. Já a pecuária corresponde por 18,5% do índice.
Esses dados mostram o acompanhamento do desempenho do setor agropecuário como um todo e expressam a grandeza do agro mato-grossense.