Levantamento aponta Mato Grosso na liderança do combate ao desmatamento ilegal.mp3 |
Foto da manchete: Sema-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Entre cinco estados que disponibilizaram seus dados, Mato Grosso é o que mais avançou no combate ao desmatamento ilegal.
O dado consta do Monitor da Fiscalização do Desmatamento, lançado pelo MapBiomas.
Conforme a plataforma, entre 2019 e 2021, Mato Grosso agiu em 41% da área em que foi identificado algum alerta de desmate, considerando embargo por desmate ilegal ou a autorização do órgão ambiental.
O índice de atuação é o maior se comparado com Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Pará. No caso do governo federal, a área com ações de fiscalização registrada é 13,1% do total de desmatamento detectado desde 2019.
O secretário Executivo da Sema-MT, Alex Marega, destaca que o Estado utiliza uma plataforma de monitoramento de satélites Planet, de alta resolução, que entrega alertas precisos de mudança de vegetação.
Além disso, o trabalho em campo das equipes de fiscalização é direcionado exatamente nos locais estratégicos, para frear o desmate ilegal, com o embargo da área, multas, e a apreensão de maquinários e outros itens.
Há uma parceria com as Forças de Segurança estaduais, Ministérios Públicos Estadual e Federal para a responsabilização de infratores.
O estado alcançou ainda a marca de 38% do desmate legalizado nos três primeiros meses de 2022.
Isso representa um avanço pois este índice de legalidade era de cerca de 5% em 2019, ou seja, quase a totalidade do desmate era sem autorização ambiental.