Laboratório da Unemat vai atender municípios das regiões Oeste e Sudoeste com exames de Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O novo Laboratório de Análise para o diagnóstico da Covid-19 da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, começou a operar esta semana e vai atender à demanda de 14 municípios que integram os Consórcio Intermunicipal de Saúde das regiões Oeste e Sudoeste de Mato Grosso.

O laboratório credenciado da Unemat vai contribuir para desafogar a grande demanda enviada ao Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso.  

Juntos, esses municípios têm uma população da ordem de 200 mil pessoas.

São eles: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'oeste, Gloria D'oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'oeste, Mirassol D'oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, além de Pontes e Lacerda.

 “É um esforço conjunto da Unemat, junto à sociedade, com apoio e investimento de instituições públicas expandindo a política de saúde pública”, afirmou a coordenadora do laboratório, professora Leonarda Grillo Neves, doutora em Genética e Melhoramento.

Esse teste identifica a presença do vírus no organismo da pessoa, ou seja, detecta se a infecção está ativa.

A coleta de secreções de vias respiratórias, boca e nariz, acondicionamento e envio de amostras para análises de Covid-19 no laboratório da Unemat são organizados pelas Secretarias Municipais de Saúde ou pelos Laboratórios Centrais de Saúde do estado.

A confirmação da presença ou não do vírus e o encaminhamento dos resultados serão feitos pela Secretaria de Saúde dos municípios.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.