Justiça do Trabalho repassa recursos para Associação de Catadores de Alto Araguaia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TRT MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Ascalto, Associação de Catadores de Alto Araguaia, recebeu, neste mês de novembro, mais uma destinação de recursos da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.

Foram repassados 79 mil reais. Os valores vão contribuir com o trabalho de reciclagem e coleta seletiva realizado por 20 profissionais que atuam de forma organizada na região desde 2019.

Com o repasse, será adquirida uma prensa hidráulica e feita a contratação de assessoria de gestão e de seguro de veículos.

A destinação de recursos foi autorizada pela juíza, Michele Saliba. A magistrada explica que a Vara do Trabalho de Alto Araguaia tem feito sucessivas destinações para a entidade com o objetivo de apoiar sua constituição e implementação.

“As destinações também visam fomentar um ambiente de trabalho seguro, higiênico, livre de substâncias tóxicas e retirar os trabalhadores das condições sub-humanas dos lixões e aterros sanitários onde eles exerciam a maior parte de sua atividade diária”, explicou a juíza.

Os valores enviados para a Ascalto são resultado de condenações e acordos coletivos trabalhistas. Em regra, as ações são ajuizadas pelo MPT contra empresas que desrespeitam a legislação.

Os repasses à entidade pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho começaram em 2019.

Desde então, já foram liberados 233 mil reais, montante que possibilitou o início das atividades da associação e o resgate da dignidade de diversos catadores da região.

A Ascalto funciona em um galpão alugado pela Prefeitura de Alto Araguaia às margens da BR- 364, saída para o município de Alto Garças. Além da Justiça do Trabalho e Ministério Público, a associação conta com o apoio de diversos parceiros.

Para as atividades, o município custeia despesas com o aluguel, combustível e paga uma bolsa auxílio no valor de 550 reais por mês a cada um dos catadores.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.