Judiciário Instala Quinta Vara Cível em Sorriso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TJMT

Por Angela Jordão | Rádio TJ - Cuiabá

O Poder Judiciário de Mato Grosso instala a 5ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, em solenidade que será realizada sexta-feira, dia 10, às 10 horas da manhã, no Fórum de Sorriso.

A 5ª Vara Cível ou Vara Especializada da Infância e Juventude terá competência para o processo e julgamento de ações de família, sucessões, infância e juventude. Consequentemente, foi feita a reorganização da competência e nomenclatura das quatro outras varas da Comarca.

A solenidade contará com a presença da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva e do corregedor-Geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva.

Também estarão presentes o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Túlio Dualibi Alves de Souza e a diretora-geral do Tribunal, Euzeni Paiva de Paula.

A implantação da 5ª Vara foi necessária porque desde a instalação da última vara cível na Comarca, em 2004, houve um crescimento populacional superior a 100%. Segundo estimativa do IBGE, a população do município de Sorriso, em 2004, era de 48.468 pessoas. E em 2020, o número subiu para 100.689 pessoas. Diante do aumento populacional, houve consequentemente um aumento das demandas.

A iniciativa também atende a resolução do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, que institui a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição. Compete ao Tribunal de Justiça estruturar e implementar medidas concretas e permanentes com vistas à melhoria dos serviços judiciários.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.