Jucemat diz que 94% empresas de Mato Grosso são micro e pequenos negócios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Michelly Caroline

Texto do áudio:

 

Das 509 mil 326 empresas de Mato Grosso, 478 mil 594 são formadas pelas micro e pequenas empresas, ou seja, elas representam cerca de 94% desse tipo de empreendimento, segundo dados da Jucemat, Junta Comercial de Mato Grosso.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, as micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do Estado. “São elas que fazem a economia não só de Mato Grosso, mas de todo o país girar”, enfatizou o secretário.

Miranda disse ainda que cerca de 46 mil postos de trabalhos abertos de janeiro a julho de 2023, mais de 28 mil postos de trabalho são de micro e pequenos negócios, o que corresponde a 61% das contratações.

O Governo de Mato Grosso tem fomentado o setor por meio do acesso ao crédito, seja por linhas de financiamento da Desenvolve MT, Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, ou através do MT Garante, o Fundo Garantidor, quando o Estado avaliza as operações de crédito facilitando a liberação de recursos junto às instituições financeiras.

Por meio do MT Garante, de janeiro a setembro foram disponibilizados cerca de 156 milhões de reais em crédito de vários segmentos, sendo que 126 milhões deste total foram para micro e pequenas empresas.

A presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, destacou que a potência econômica de Mato Grosso se deve também à força dos pequenos empreendedores.

De acordo com ela, a categoria é focada em transformar seu negócio em um caso de sucesso e que pela resistência e perseverança, produzem uma força muito expressiva à economia.