Jovens oriundos de cursos técnicos têm salários melhores e mais facilidade no mercado de trabalho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação Senai

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Um levantamento realizado em 2023 por economistas do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, apontou que jovens com cursos técnicos chegam a ganhar 32% a mais, ao longo da carreira, em relação aos estudantes que terminaram o ensino médio regular e não cursaram ensino superior.

O estudo está no livro “Impacto da educação técnica sobre a empregabilidade e a remuneração” que revela um cálculo, que para cada um real investido pelo estudante de ensino técnico, ele obtém retorno superior a três reais na própria remuneração.

Além do salário superior, o levantamento aponta que a inserção no mercado de trabalho é mais rápida para quem concluiu o ensino técnico.

De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2021-2023 do Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, a taxa de ocupação dos profissionais formados pela instituição é de 84,4%, ou seja, oito em cada 10 pessoas que saem do Senai estão no mercado de trabalho.

O número representa um aumento em relação ao índice de 76,3% registrado no estudo anterior, de 2020-2022.

Os cursos têm duração média de 18 a 24 meses para pessoas com ensino médio completo ou cursando e são realizados em 11 cidades de Mato Grosso.

Este ano são disponibilizadas mil vagas em formações como Automação Industrial, Logística, Eletromecânica, Recursos Humanos, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Técnico em Administração, Técnico em Redes de Computadores.