Jornalistas lançam livro que conta a história da campanha de vacinação contra a aftosa.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os jornalistas Martha Baptista e Sérgio de Oliveira lançam, na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, às nove horas da manhã, o livro "Adeus ao vírus – Erradicação da febre aftosa: a participação de Mato Grosso na maior epopeia veterinária das Américas".
O evento será no Auditório da Famato, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, e vai contar com a presença de vários especialistas que contribuíram para a elaboração da obra.
Não haveria momento mais oportuno para o lançamento do livro: Mato Grosso está às vésperas da retirada da vacinação contra a febre aftosa em todo seu território, depois de quase 26 anos sem nenhum registro da doença.

Com base em depoimentos de pesquisadores, médicos-veterinários, pecuaristas e outros representantes da cadeia produtiva, os autores registram em mais de 300 páginas a longa batalha para a erradicação da febre aftosa em Mato Grosso, no Brasil e no continente sul-americano, com destaque para a parceria desenvolvida com a Bolívia.
O livro conta como o vírus da aftosa foi identificado no século XVI, na Itália, chegando às Américas no século XIX, e como foi sua erradicação em países como os Estados Unidos, onde não circula desde 1929.
Conta também a traumática experiência de quem lidou com a doença quando ainda não havia disponibilidade de vacinas no país, passando pela fundação de entidades como o Panaftosa, estruturação dos serviços veterinários estaduais, criação dos Fundos Emergenciais privados, produção das primeiras vacinas a serem utilizadas em campanhas e a impressionante evolução desses imunizantes, um dos fatores primordiais para a erradicação da doença em nosso país.
O Brasil foi declarado, em 2018, livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal.
“Adeus ao vírus” traz ainda um panorama da situação atual no continente sul-americano, onde apenas a Venezuela registra casos da doença, e abre espaço para a discussão do momento: se o Brasil está realmente preparado para retirar a vacinação.
A publicação foi patrocinada pelo Fesa, Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso.