| 07 Já estão abertas as inscrições para o auxílio Bolsa Atleta do Governo do Estado.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Começou nesta segunda-feira, as inscrições para o auxílio Bolsa Atleta, da Secel, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
Direcionado a atletas, paratletas e atletas-guia praticantes de esportes de base e de alto rendimento em Mato Grosso, o benefício integra o programa Olimpus do Governo do Estado e, nesta edição, conta com seis milhões e 600 mil reais para investimento.
Reformulado pela atual gestão estadual e com pagamentos em dia, o programa de fomento ao esporte mato-grossense pode atender até 615 esportistas, de modalidades individual ou coletiva, em todo o Estado.
A bolsa de auxílio é oferecida durante 12 meses.
Para valorizar potenciais talentos e ajudar na formação de atletas, são oferecidas bolsas a três categorias de atleta de base: infantil, base e estudantil.
Neste caso as bolsas variam de 200 a 800 reais, beneficiando cerca de 150 esportistas com idades entre nove e 12 anos de idade.
Aos esportistas de alto rendimento são oferecidas duas categorias de bolsas: Atleta Nacional e Atleta Internacional.
Ambas são destinadas a atletas com 14 anos ou mais e que obtiveram resultados em competições ou rankings nacionais e internacionais, conforme a categoria.
Na categoria Atleta Nacional serão 175 beneficiados com bolsas mensais de mil e 200 reais. Já na categoria Atleta Internacional, serão 20 esportistas contemplados com o valor mensal de dois mil reais.
Compreendendo, preferencialmente, os esportes olímpicos e paralímpicos, o programa prevê ainda que 20% das bolsas concedidas sejam reservadas a atletas com deficiência.
Para mais informações sobre o Bolsa Atleta e fazer inscrição para receber o auxílio, acesse o site secel.mt.gov.br.