| Já estão abertas as inscrições para 1.300 vagas em cursos superiores presenciais no IFMT.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação/Redes sociais
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
O IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, lançou o processo seletivo para cursos superiores presenciais com ingresso no primeiro semestre de 2026.
São oferecidas mil 350 vagas distribuídas em 16 unidades do estado, com oportunidades para diversas áreas do conhecimento, nas modalidades bacharelado, licenciatura e cursos superiores de tecnologia.
As inscrições, que começam nesta segunda-feira e seguem até 30 de setembro, são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site: seletivo.ifmt.edu.br.
Neste processo seletivo, haverá duas formas de ingresso: por meio da nota do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, ou pela análise do histórico escolar do ensino médio.
Cada modalidade está organizada em um edital específico.
No caso da seleção feita com base nas notas do ENEM, serão aceitos resultados de edições realizadas entre 2010 e 2024.
A seleção não prevê aplicação de provas e inclui vagas de ampla concorrência e sistema de cotas.
Já o Edital para candidatos que concluíram o ensino médio até a data da matrícula, oferece 663 vagas com seleção baseada na análise das médias finais do histórico escolar.
As unidades participantes são de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, São Vicente – Jaciara e Várzea Grande.
Todos os cursos são presenciais, com turmas organizadas em diferentes turnos, conforme a oferta local.
Ambos os editais garantem reserva de vagas por meio do sistema de cotas sociais e raciais, conforme a legislação federal.
Para outras informações, os candidatos podem entrar em contato com o IFMT pelo WhatsApp (65) 98163-0145 ou diretamente com o campus de interesse.