| Investimentos em saúde por parte do governo estadual aumentaram em 2019.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentou um relatório do segundo quadrimestre da Secretaria de Estado de Saúde, aos membros da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, da Assembleia Legislativa.
O levantamento compreende os meses de maio, junho, julho e agosto e detalha as contas e investimentos da pasta.
Os dados mostram que neste ano foram registradas 13 mil 263 internações, um aumento de 11,44% em relação a 2018, quando foram 11 mil 901 internações.
O presidente da Comissão da Saúde, deputado Paulo Araújo, destacou durante a sessão que o Governo tem honrado os compromissos com a saúde pública do Estado.
O secretário de saúde explicou que, durante esses 10 meses no comando da pasta, sua equipe trabalhou intensamente para organizar de forma eficiente o funcionamento dos hospitais regionais.
Figueiredo lembrou que além dos atendimentos, outro compromisso da gestão é com o repasse financeiro aos municípios. O secretário garantiu que o Estado está absolutamente em dia com os repasses feitos para as 141 prefeituras de Mato Grosso e com os fornecedores.
O comparativo apresentado aos deputados mostra que em 2019 foram aplicados 246 milhões nos Fundos Municipais de Saúde. No ano anterior esse número ficou em 197 milhões, o que representa um crescimento de 24,43% nos investimentos.
Diante dos valores, o secretário destacou que o Governo do Estado trabalha para “que cada centavo seja bem aplicado na saúde”. Além disso, o gestor explicou aos membros da Comissão de Saúde que existe um programa de modernização de assistência para melhorias na saúde.
As sessões públicas para a prestação de contas da saúde são realizadas a cada quatro meses, como determina lei Federal.