| Investimento no MT Hemocentro passa de um milhão de reais.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
Único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro recebeu um investimento de um milhão e 300 mil reais do Governo do Estado, para compra de novas centrífugas refrigeradas que serão distribuídas para a hemorrede.
Até o momento, um total de seis centrífugas foram licitadas, três delas já estão no banco de sangue e serão destinadas aos municípios de Sinop, Primavera do Leste e Rondonópolis.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, até o final de outubro, outras três centrífugas serão entregues para as Unidades de Coleta e Transfusão nos municípios de Juína, Água Boa e Colíder.
Mais seis centrífugas estão em processo licitatório e, assim que concluído o certame, serão destinadas a outros municípios da hemorrede.
A centrífuga refrigerada é utilizada para a produção de plaquetas, concentrados de hemácias, plasma e crioprecipitado, que são os componentes do sangue destinados para o tratamento de pacientes com queimaduras e que tenham doenças do sangue.
A diretora também ressalta que essa produção de hemoderivados do sangue atende aos pacientes do SUS, Sistema Único de Saúde, dos hospitais, prontos socorros e outras unidades de saúde de todo o Estado.