Integração de serviços facilita abertura de empresas em todos municípios de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A Jucemat, Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, colocou fim às filas de espera e a burocracia para abertura e regularização de empresas em todo o estado.

Isso só foi possível graças à integração dos 141 municípios à Redesim, Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios.    

Com isso, serviços como emissão de CNPJ, registros, licenciamentos e alvarás podem ser feitos pela internet, sem papelada e nem necessidade de se dirigir aos órgãos competentes.

Os serviços que antes eram disponibilizados apenas aos moradores da região metropolitana passaram a ser oferecidos à toda população da capital e do interior do Estado.

No site da Jucemat, os interessados são direcionados à plataforma Redesim, que é integrada com todas as prefeituras e órgãos parceiros, como Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros. 

Essa integração das informações garante rapidez na regularização de estabelecimentos comerciais, abertura de novas empresas, obtenção de alvarás de funcionamento, licenciamentos ambiental ou sanitário.

O novo serviço facilitou ainda o acesso a serviços de registros como Nire, ou identificação da empresa, CNPJ, e inscrição estadual, que estão acessíveis a todos e alguns são oferecidos de graça para a população. 

Na opinião do presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, a democratização, a eficiência dos serviços públicos e o trabalho conjunto com importantes parceiros é essencial para alcançar todos os municípios mato-grossenses.