INSS retoma atendimento presencial nas agências e segurados já podem fazer o agendamento.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, retomou, nesta segunda-feira, o serviço de agendamento presencial nas agências de todo o país.
A modalidade, que permite marcar um horário para ser atendido, tinha sido suspensa por causa da pandemia de covid-19.
O agendamento pode ser feito pelo site e pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135.
Os segurados do Instituto podem agendar atendimento para fazer o pedido de aposentadoria, pensão e demais benefícios de forma presencial nas agências do INSS.
Nos casos em que o cidadão não tem acesso à internet ou ao telefone, o agendamento pode ser feito diretamente nas agências.
Caso prefira o atendimento eletrônico, o cidadão continua tendo à disposição cerca de 91 serviços que podem ser solicitados de forma digital, sem a necessidade de comparecimento pessoal ao INSS.
As agências também vão retomar o atendimento presencial para tirar dúvidas dos usuários, sem a necessidade de prévio agendamento.
O atendimento presencial retornará na forma antiga e haverá triagem para o acesso à agência da Previdência.
Além disso, serão distribuídas senhas. O atendimento prioritário a idosos deve ser respeitado, assegurando direito à prioridade especial a quem tem a partir de 80 anos.