Inspeção de unidades prisionais é realizada em Arenápolis, Nortelândia e Diamantino

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT) realizou inspeção em unidades prisionais das cidades de Arenápolis, Nortelândia e Diamantino.

O trabalho foi realizado por integrantes do Poder Judiciário e do Governo do Estado.

Na Cadeia Pública de Arenápolis, o grupo vistoriou as condições estruturais do prédio e as ações de ressocialização de atividades, como estudo, cultivo de alimentos e trabalhos manuais em crochê e madeira.

O prefeito da cidade, Ederson Figueiredo, acompanhou a vistoria e afirmou que vai ser assinado um termo de cooperação para a construção de uma fábrica de bloquetes, meio-fio e pavers.

S/N: Ederson Figueiredo

A juíza titular da Vara Única de Arenápolis, Marina Dantas Pereira, também participou da inspeção.

S/N: Marina Dantas Pereira

A comitiva do GMF também visitou a Cadeia Pública Feminina de Nortelândia. Das 70 mulheres privadas de liberdade 31 delas estão produzindo artesanatos dentro da unidade.

O GMF constatou que houve uma transformação nos últimos sete meses na Cadeia Pública de Diamantino. Agora, antes de ir para a carceragem, o preso fica cerca de 10 dias em observação pelos policiais penais. Ele também passa por uma avaliação médica para verificar doenças contagiosas.

O Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário também vai promover uma parceria com a prefeitura para a construção de um espaço de trabalho dentro da Cadeia Pública de Diamantino.

Da Rádio TJ, Elaine Coimbra