Indústria de Mato Grosso tem o segundo melhor desempenho do país, aponta IBGE Foto da manchete: Reprodução Web

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

De acordo com dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor industrial de Mato Grosso cresceu 4,4% no mês de janeiro, com o segundo melhor índice do país, atrás do Amazonas, que subiu 16,7%.

O desempenho das indústrias no Estado também foi positivo na comparação com janeiro de 2023, com alta de 9,5%.

Entre os segmentos que aumentaram a produção no Estado estão a fabricação de produtos minerais não metálicos, entre eles: vidro, cimento, gesso, cerâmica, barro cozido, com alta de 27,9% em janeiro em relação a dezembro.

Em seguida, a indústria alimentícia, com 16,2%, produtos químicos, 15% e de bebidas com 12,9%.

A indústria de alimentos é um dos setores que estão em crescimento desde o ano passado.

Em 2023, o abate de bovinos em Mato Grosso representou 17,4% de participação nacional, levando "ao gancho" quase seis milhões de animais.

De acordo com a Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em fevereiro de 2024 foram abatidas mais de 579 mil cabeças bovinas, sendo 324 mil fêmeas, acima da média dos últimos 10 anos, utilizando maior capacidade das 54 plantas frigoríficas do Estado.

Para o secretário da Sedec, César Miranda, esse dinamismo do setor industrial tem relação também com os incentivos fiscais, por meio do Prodeic, Programa Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso.