Índios da etnia Xavante já estão preparando a terra para o plantio do arroz

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Índios da etnia, da terra indígena Sangradouro, em Primavera do Leste, deram no último dia 12 o primeiro passo rumo à independência, iniciando o processo de preparação da terra para o plantio do arroz.

 

Além de utilizar como alimento para a própria subsistência, a comunidade também vai comercializar o produto, conquistando recursos para todos os membros.


A iniciativa faz parte do projeto Independência Indígena, lançado no ano passado, e que prevê a disponibilização de ferramentas para que os membros da comunidade produzam seu próprio alimento para subsistência e, posteriormente, para comercialização.

O projeto Independência Indígena é resultado de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, o Sindicato Rural de Primavera do Leste e a Funai, Fundação Nacional do Índio.

 

Ao todo, dois mil e 700 xavantes serão beneficiados. Eles fazem parte de 57 aldeias situadas na terra indígena que abrange os municípios de Primavera, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim.

 

A área a ser utilizada para o plantio é de 999 hectares.

A segunda fase de gradeamento será iniciada nos próximos dias e a previsão é que a colheita do arroz ocorra em até três meses.

 

No local também haverá plantação de milho e feijão, conforme explicou o cacique e presidente da cooperativa indígena da Grande Sangradouro e Volta Grande, Gerson Warawe.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.