| 01 INCENTIVO. Mato Grosso tem mais de 65 mil estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O MEC, Ministério da Educação, começa nesta terça-feira o pagamento da parcela de mil reais aos alunos do ensino médio que participaram do programa Pé-de-Meia e concluíram uma das etapas escolares em 2024.
Em Mato Grosso, cerca de 65 mil e 800 estudantes devem ser beneficiados.
Além do valor pela conclusão do ano letivo, serão pagos 200 reais extras para aqueles que terminaram o 3º ano com aprovação e participaram dos dois dias do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio 2024.
De acordo com o Governo Federal, cerca de 139 milhões de reais foram investidos em Mato Grosso.
Os depósitos serão realizados automaticamente em contas abertas pela Caixa Econômica Federal para os alunos cadastrados no programa.
Quem já finalizou o ensino médio pode sacar o valor imediatamente. Já os estudantes do 1º e 2º ano só terão acesso ao dinheiro acumulado na poupança ao concluir os estudos.
Os menores de idade precisam de consentimento do responsável legal para movimentar a conta no aplicativo Caixa Tem ou realizar saques.
O consentimento pode ser feito pelo próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.
Para estudantes com 18 anos ou mais, o valor já estará desbloqueado para uso.
O objetivo do programa Pé-de-Meia é incentivar a permanência de jovens no ensino médio público por meio de apoio financeiro.
Os valores podem chegar a nove mil e 200 reais por estudante ao longo dos três anos de escolaridade, somando depósitos por frequência e conclusão de cada etapa.
O programa também pretende reduzir a desigualdade social entre os estudantes e estimular a inclusão por meio da educação.