| 05 IMPOSTÔMETRO. Mato Grosso alcança resultado histórico de R$ 35 bilhões em arrecadação de tributos.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Fecomércio MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
Com oito dias de antecedência em relação ao registrado no ano passado, Mato Grosso alcançou, no último domingo, a marca de 35 bilhões de reais em arrecadação de tributos.
O resultado histórico, divulgado pelo Impostômetro da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, evidencia um aumento da arrecadação em ritmo superior ao observado nos últimos anos.
Segundo análise do Instituto de Pesquisa da Federação, o montante recolhido reflete a combinação de maior atividade econômica no estado, inflação de produtos e serviços e recolhimento de tributos sobre o consumo e a renda.
Apesar de não estar entre os estados com maior arrecadação, Mato Grosso representa 1,25% dos dois trilhões e 400 bilhões de reais arrecadados em todo o território nacional até este domingo.
O presidente da Fecomércio, Sebastião Gonçalves, ressaltou a participação do estado na arrecadação nacional e reforçou a necessidade de políticas públicas que priorizem a liberdade econômica.
Entre os municípios, Cuiabá lidera a arrecadação, ultrapassando os 728 milhões de reais.
Na sequência aparecem Rondonópolis, com quase 197 milhões de reais, Sinop, com cerca de 147 milhões, Várzea Grande, quase 104 milhões, Sorriso, 80 milhões de reais, e Lucas do Rio Verde, cerca de 78 milhões.
Em relação às principais fontes de arrecadação, o Imposto de Renda e a Previdência estão entre os principais tributos federais.
Na esfera estadual, o ICMS representa a maior fatia da arrecadação e, no âmbito municipal, o ISS e o IPTU lideram.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima