Igreja católica lança Campanha da Fraternidade 2025 com foco no meio ambiente

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Com o objetivo de unir fé e meio ambiente, a Campanha da Fraternidade 2025 foi lançada nesta quarta-feira de cinzas, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. 

A Igreja Católica resgata um debate iniciado há mais de 40 anos, quando abordou o meio ambiente pela primeira vez, em 1979, com o lema “Preserve o que é de todos”.

Em Cuiabá, o lançamento aconteceu na Catedral Senhor Bom Jesus.

O arcebispo Dom Mário Antônio da Silva lembrou que a campanha deste ano propõe um cuidado mais amplo, que começa pelo ser humano e se estende a todas as criaturas, reforçando o compromisso cristão com o uso responsável dos recursos naturais.

A campanha propõe maior cuidado com a espiritualidade e a Casa Comum de todos os seres vivos, ou seja, a Terra.

Além disso, é um convite à reflexão profunda sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente, alinhando fé e compromisso com a sustentabilidade.

Para isso, os fiéis devem repensar seus hábitos e fortalecer ações a favor da vida e do planeta, como propõe a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Vale lembrar que a Campanha de Fraternidade se alinha com o período da Quaresma, iniciada nesta quarta-feira, tempo de penitência e oração intensa para os católicos.

Esse período remete ao arrependimento dos pecados e volta para Deus, além de ser a preparação dos fiéis para a Páscoa.