IFMT oferece 2.500 vagas em cursos técnicos para servidores da educação em 15 municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ascom/Reitoria/IFMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, está ofertando duas mil e 500 vagas do Programa de Formação Inicial em Serviço de Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público, o Profuncionário. 

As vagas com ingresso para o segundo semestre de 2025 estão distribuídas em 15 cidades e as inscrições podem ser feitas entre os dias 16 de junho a cinco de julho pelo site seletivo.ifmt.edu.br. 

Os cursos oferecidos têm duração de três semestres, e serão realizados na modalidade EaD, de Educação a Distância, com no mínimo quatro encontros presenciais por semestre, e abrangem em áreas como Alimentação Escolar, Secretaria Escolar, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos. 

O edital contempla ampla distribuição pelo estado de Mato Grosso, atendendo 17 unidades do IFMT. 

As oportunidades são nos campi de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. 

A taxa de inscrição é de 50 reais e deverá ser paga até o dia 15 de julho de 2025. 

O candidato que optar pela solicitação de isenção da taxa de inscrição tem até o dia cinco de julho de 2025, para solicitar o benefício. 

Os critérios de seleção se baseiam no maior tempo de serviço como servidor efetivo. Em caso de empate, será considerado o candidato mais velho.    

Há também sistema de cotas de acordo com as legislações federais, com reserva de 60% das vagas para quem estudou exclusivamente em escolas públicas. 

Esta é uma oportunidade de formação técnica gratuita e de qualidade para quem já atua na educação pública e busca aprimorar seu desempenho profissional.