Foto da manchete: Reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Mato Grosso caminha para encerrar 2026 com mais uma demonstração do peso do agronegócio sobre a economia estadual.
A nova estimativa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta uma produção de 113 milhões 200 mil toneladas de grãos, volume 2,3% superior ao registrado no ano passado e equivalente a aproximadamente 32,1% de toda a produção brasileira.
Os números referentes ao mês de agosto foram divulgados nesta terça-feira e confirmam Mato Grosso isoladamente na liderança nacional da produção agrícola.
A estimativa praticamente não sofreu alteração em relação ao levantamento anterior, mas revela movimentos importantes dentro das principais culturas do estado.
A área destinada à produção agrícola deve chegar a aproximadamente 23 milhões de hectares, expansão de 3,1%.
O crescimento mostra que, mesmo diante de custos elevados, oscilações das commodities e pressão sobre a rentabilidade do produtor, a atividade agrícola continua ampliando sua dimensão territorial e econômica em Mato Grosso.
O principal impulso vem do milho segunda safra.
A previsão é de uma colheita de aproximadamente 57 milhões de toneladas, crescimento de 4,6%.
Com esse desempenho, o cereal supera inclusive a soja em volume produzido no estado.
A soja, principal produto da pauta agrícola e de exportações mato-grossenses, deverá alcançar quase 51 milhões de toneladas, crescimento de aproximadamente 1%.
A estimativa aponta ainda a produção de seis milhões 380 mil toneladas de algodão herbáceo em caroço, retração de aproximadamente 11%.
A redução chama atenção porque Mato Grosso concentra parcela expressiva da cotonicultura brasileira e possui uma cadeia econômica que vai muito além das propriedades rurais, alcançando beneficiamento, transporte, armazenagem, exportação e de empregos.
Na prática, uma queda dessa magnitude pode significar menor movimentação econômica principalmente nas regiões fortemente dependentes da cultura, ainda que o desempenho positivo de milho e soja mantenha elevado o volume geral produzido pelo estado.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti