IBGE abre 279 vagas temporárias em Mato Grosso. Salários chegam a R$ 3,3 mil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: ânia Rêgo/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, abriu na última semana as inscrições para o processo seletivo simplificado que vai contratar profissionais temporários para atuar em pesquisas domiciliares, econômicas e geocientíficas.

No país, são nove mil 590 vagas.

Em Mato Grosso, o órgão oferta 279 oportunidades.

As inscrições devem ser feitas no site da FGV, Fundação Getúlio Vargas, banca responsável pela seleção até o dia 11 de dezembro.

As provas objetivas estão marcadas para 22 de fevereiro de 2026, com aplicação presencial em todos os municípios onde há vagas.

Em Mato Grosso, a maior parte das oportunidades é para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

Neste caso, são 247 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, cotas para pessoas pretas e pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O salário é de dois mil 676 reais.

O trabalho envolve coleta de dados em domicílios e estabelecimentos, suporte a levantamentos geográficos e cartográficos e envio das informações por sistemas eletrônicos.

Para Supervisor de Coleta e Qualidade, o IBGE oferece 32 vagas no estado.

O salário é de três mil 379 reais.

 O cargo exige CNH categoria B válida e inclui atividades de planejamento da coleta, supervisão das equipes e avaliação técnica dos questionários.

A seleção prevê provas em dois turnos no mesmo dia, com o exame para Agente de Pesquisas pela manhã e o de Supervisor de Coleta à tarde, o que permite que candidatos concorram às duas funções.

Além da remuneração, os contratados têm direito a auxílio-alimentação de mil 175 reais, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional.

As vagas estão distribuídas em municípios como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Água Boa, Cáceres e Barra do Garças.

Só na capital são 130 vagas para Agente de Pesquisas e 29 para supervisores.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone 0800 283 4628.

O edital e o formulário de inscrições estão disponíveis no site da FGV, a Fundação Getúlio Vargas.