Hospital Municipal de Cuiabá faz mutirão de cirurgias plásticas em vítimas de queimaduras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Davi Valle

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Hospital Municipal de Cuiabá, por meio do Centro de Tratamento de Queimados, realiza, nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14 de junho, um grande mutirão de cirurgias plásticas reparadoras para pacientes com sequelas graves de queimaduras.

A ação iniciada visa beneficiar mais de 20 pacientes da fila de espera do SUS, Sistema Único de Saúde, proporcionando mais que tratamento médico: devolvendo autoestima, funcionalidade e esperança às pessoas que aguardavam, há anos, por uma nova chance de viver plenamente.

O projeto surgiu da urgência em atender uma demanda crescente no estado de Mato Grosso, onde acidentes domésticos e de trabalho são causas recorrentes de queimaduras graves.

As sequelas resultantes afetam não apenas a aparência dos pacientes, mas também suas funções motoras, psicológicas e sociais.

De acordo com a cirurgiã plástica do Centro de Queimados e a presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras – Regional Mato Grosso, a médica Adriana Barón, os profissionais estão sempre operando casos agudos, que chegam todos os dias, e isso acaba inviabilizando o atendimento dos pacientes com sequelas, que ficam esperando uma oportunidade.

Segundo ela, muitos deles são crianças, adolescentes ou adultos que carregam essas marcas por anos.

A explicação é que a ideia do mutirão médico é aproveitar o mês de conscientização sobre queimaduras, o Junho Laranja”.

A triagem contemplou pacientes de todo o estado, incluindo casos que aguardavam há mais de uma década, como o de um jovem que sofreu queimaduras quando tinha apenas um ano de idade e, hoje, aos 16, ainda convive com as limitações causadas pelas lesões.