Hospital de Câncer, Geral de Cuiabá e Santa Casa de Rondonópolis vão receber recursos do MS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução/Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio  

Como parte do programa Agora Tem Especialistas, o Ministério da Saúde publicou, recentemente, em edição extra do Diário Oficial da União, a portaria que assegura um bilhão de reais para apoiar três mil 498 hospitais filantrópicos e Santas Casas em todas as regiões do país. 

O dinheiro integra o novo modelo de financiamento do setor, que prevê reajuste anual dos valores pagos pelos procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde, calculado com base na produção hospitalar registrada no ano anterior, e representa uma inovação em relação à antiga Tabela SUS. 

Em Mato Grosso, o investimento de cerca de oito milhões de reais vai beneficiar 27 instituições de saúde em diversos municípios do estado. 

Entre elas o Hospital de Câncer de Mato Grosso, em Cuiabá, o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá e a Santa Casa de Rondonópolis.

O repasse será realizado em parcela única, pelo Ministério da Saúde, diretamente aos fundos estaduais e municipais de saúde, com expectativa de execução a partir deste mês. 

O cálculo do valor a ser repassado considera a produção hospitalar do ano anterior e adota percentual estimado de cerca de 4,4%, superior ao aplicado em 2024, que foi de aproximadamente 3,5%. 

A coparticipação de estados e municípios no financiamento da saúde é uma obrigação constitucional. 

Ao fortalecer financeiramente os hospitais filantrópicos, o governo amplia a capacidade do programa de gerar resultados concretos, com mais atendimento, maior previsibilidade para os prestadores e redução das desigualdades regionais no acesso à saúde especializada.