Hcan confirmou mais de 250 casos de câncer de próstata em 10 meses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por: Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio: 

De janeiro a outubro deste ano, ao menos 258 casos de câncer de próstata foram confirmados no Hcan, Hospital de Câncer de Mato Grosso, e estão em tratamento.

De acordo com dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, este é o tipo de tumor maligno mais recorrente no país.

 

O principal risco é a idade. Incidência da doença aumenta significativamente a partir dos 50 anos.

 

Razões que aumentam esta possibilidade são histórico familiar, fatores genéticos hereditários, tabagismo, e excesso de gordura corporal.

 

Conforme explicou a vice-diretora clínica do HCAN, a médica oncologista Manoela Regina Alves Corrêa, incidência do câncer de próstata vem crescendo principalmente por causa do aumento da expectativa de vida dos homens.

 

Para este diagnóstico, no entanto, são necessários exames de rotina. Por preconceito ao toque retal, tendência é que homens evitem a consulta ao médico especialista.

 

O exame serve para evidenciar aumentos ou irregularidades na glândula prostática e, inclusive, afastar a possibilidade de afecções benignas.

 

Médica explicou que, a princípio, atendimentos são feitos na unidade básica de saúde, por meio do SUS, Sistema Único de Saúde.

 

Lá, é feito o rastreamento. Após possibilidade de diagnóstico, os pacientes são encaminhados ao Hospital de Câncer.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.