GTA eletrônica vai facilitar e agilizar o processo de movimentação animais em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

O Governo do Estado lançou esta semana a Guia de Trânsito Animal eletrônica.

A medida vai permitir que produtores rurais possam realizar a operação de movimentação rodoviária de bovinos e bubalinos dentro do território mato-grossense, para finalidade de engorda e reprodução, da própria fazenda, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.

A GTA eletrônica também vai facilitar que os médicos veterinários habilitados emitam a guia online para abate e engorda de suínos, dentro do Estado.

“O nosso papel precisa ser o de desburocratizar, facilitar a vida do produtor, da população, de quem movimenta esse Estado. Essa é uma atitude simples, mas muito relevante para quem vive na atividade desse setor”, destacou o governador, lembrando que somente no ano passado foram mais de 700 mil GTAs emitidas no Estado.

“Isso significa dizer que essa foi a quantidade de atendimento, de pessoas que tiveram de procurar a nossa unidade do Indea, durante o horário comercial, durante cinco dias na semana, para que ele pudesse obter essa guia de transporte animal. É uma ação simples, mas impactante para facilitar a vida das pessoas, ” disse Mauro Mendes.

“Todo o setor produtivo está comemorando isso, essa mobilidade que ganhamos. Os pecuaristas terem essa possibilidade é uma desburocratização imensa. Essa era a nossa principal reclamação”, destacou a diretora-executiva da Acrimat, Daniela Bueno.

A GTA on-line  é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e  vários segmentos do setor produtivo, entre eles,  o Fesa, Fundo Emergencial de Sanidade Animal, a Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso e  a Acrimat, Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.