Grupo de trabalho discute implantação do sistema de rastreabilidade de bovinos em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Grupo de Trabalho sobre a Rastreabilidade de Bovinos em Mato Grosso realizou a primeira reunião esta semana.
O Imac, Instituto Mato-Grossense da Carne, apresentou uma proposta de Regimento Interno e de plano de trabalho para os próximos três meses.
Participaram do encontro, realizado de forma virtual, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, do Ministério Público Federal e da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso.
O Grupo de Trabalho foi criado em janeiro deste ano com o objetivo de propor uma solução e, também, uma estratégia de implantação de um sistema de rastreabilidade para a cadeia produtiva da carne bovina.
O sistema vai trazer mais segurança e transparência sobre a movimentação de bovinos pelo território de Mato Grosso no que diz respeito aos critérios socioambientais.
O presidente do Imac, Caio Penido, destacou que todos os integrantes do Grupo de Trabalho estão do mesmo lado e na mesma página, em busca do cumprimento da legislação brasileira e da validação da produção sustentável mato-grossense.
Já o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, afirmou que Mato Grosso sai na frente ao buscar ferramentas para conferir mais transparência ao modelo de produção e deverá agregar valor à carne.
Por outro lado, o diretor da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, destacou a importância do setor acompanhar este processo para que não sejam impostas regras que não condizem com a realidade da pecuária mato-grossense.