Governos federal e estadual entregam mais de mil moradias em Cuiabá e Várzea Grande

Foto da manchete: Carolina De Vitta/MAPA

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Em Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, representando o Governo Federal, realizou a entrega, nesta quinta-feira, de mais de mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

Foram 595 unidades em Cuiabá e 460 em Várzea Grande, beneficiando famílias que agora realizam o sonho da casa própria.

Para o ministro Fávaro, o programa representa mais do que a construção de casas, trata-se de uma política pública que transforma realidades.

O ministro reforçou que o Minha Casa, Minha Vida vai além de entregar uma casa. Ele muda o perfil da renda familiar, com um grande subsídio do governo para que a parcela da casa seja mais barata que o aluguel, levando dignidade e segurança às famílias brasileiras.

Na ocasião, o governador Mauro Mendes afirmou, que estava feliz por participar da entrega das moradias e ajudar milhares de famílias a realizarem o sonho da casa própria.

O governador explicou que o subsídio estadual, aumentou de até 20 mil reais para até 25 mil reais, e, nos municípios menores, chega a 35 mil reais por moradia, permitindo que milhares de mato-grossenses consigam financiar seu imóvel com parcelas acessíveis.

O programa Minha Casa, Minha Vida têm como objetivo ampliar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda, com subsídios e condições facilitadas de financiamento, além de estimular a geração de emprego e renda no setor da construção civil.

Em Cuiabá, as 595 moradias entregues fazem parte do Condomínio Guará, que fica no Residencial Parque do Cerrado.

Os beneficiários receberam descontos de até 55 mil reais por meio de subsídios do Governo Federal, além de subsídios adicionais entre 25 e 35 mil reais do programa Ser Família Habitação, do Governo de Mato Grosso, por meio da MT PAR.

O financiamento dos imóveis é da Caixa Econômica Federal, com prazo de até 420 meses e as menores taxas de juros do mercado.

Após a cerimônia em Cuiabá, o ministro e o governador seguiram para Várzea Grande, onde 460 famílias foram contempladas com moradias nos residenciais Chapada das Cerejeiras, Parque Hollywood e Parque Hollywood II.

Durante o evento, Fávaro ressaltou a importância da integração entre os diferentes níveis de governo. Segundo ele, o sucesso do programa Minha Casa, Minha Vida depende da união de esforços. A parceria entre o município, o governo estadual e o governo federal fortalece o projeto.