Governo lança plataforma que vai pagar produtor que preservar floresta.mp3 |
Foto da manchete: Zack/MMA – reprodução: Governo Federal
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os Ministérios do Meio Ambiente e da Economia lançaram a plataforma digital Floresta mais.
O novo sistema vai gerenciar o pagamento a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem projetos de conservação em áreas de preservação permanente e reservas legais.
Cerca de 80 mil produtores rurais devem ser contemplados inicialmente.
O ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirma que A plataforma vai servir tanto para um produtor rural, quanto para uma comunidade. Ele ressalta que a plataforma vai ser usada para conectar a floresta às pessoas, reconhecer e remunerar o serviço que essas pessoas fazem.
O sistema vai permitir o cadastro dos projetos e das propriedades onde eles são realizados. As informações vão ser checadas por técnicos do governo federal e, se forem validadas, a pessoa física ou jurídica receberá um certificado do programa Floresta+.
A meta é acompanhar 380 mil hectares por ano de áreas em conservação e 180 mil hectares em áreas de recuperação florestal.
A proposta é receber projetos que vão desde conservação da vegetação nativa, estoques de carbono, regulação do clima, reciclagem, segurança hídrica, até proteção do solo.
A ferramenta vai permitir o cadastrado dos beneficiários, geração de folha de pagamentos junto ao banco que for selecionado em edital, além de disponibilizar um canal de relacionamento com o contemplado.
Conforme o Ministério do Meio Ambiente, o pagamento por serviços ambientais do Floresta+ virá de financiamentos do setor privado e de fundos de cooperação internacional.