Governo e Nova Rota assinam convênio para duplicar BR-163 entre VG e Jangada

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste assinaram, na no último fim de semana, a oitava e penúltima ordem de serviço para a duplicação da BR-163. 

Desta vez, a assinatura contempla um trecho de 56 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada, com investimento superior a 430 milhões de reais neste trecho. 

Na ocasião, o governador Mauro Mendes afirmou que as obras de duplicação representam um avanço histórico para Mato Grosso. 

Segundo ele, a previsão para este ano é concluir 130 quilômetros. É um recorde no Brasil! Nunca na história deste país foi feito mais de 100 quilômetros de grandes rodovias federais. 

Somando aos cem que já terminamos, serão 230 quilômetros. Mendes explicou que inicialmente o contrato previa fazer todas as obras em oito anos, mas, pelo andamento do processo, é possível terminá-las em quatro, metade do tempo previsto. 

Esta oitava etapa de duplicação integra um pacote maior de obras, que será dividida em duas partes. 

A primeira foi lançada na última sexta-feira, e a segunda será para concluir a duplicação entre Jangada e Rosário Oeste. 

A licitação para esta segunda parte já está aberta e deve ser concluída nas próximas semanas.

O governador garantiu que até o final do ano, todos os trechos estarão 100% em obras.

 Na oportunidade, também foram assinadas as autorizações para o início da construção da área de escape na Serra de São Vicente, e da implantação de conectividade de sinal 4G de internet nos 851 quilômetros da rodovia sob concessão da Nova Rota. 

Desde que o Governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da concessionária Nova Rota do Oeste, em maio de 2023, o Estado já investiu mais de dois bilhões e 300 milhões de reais para as obras de duplicação da BR-163.