Governo do Estado vai pedir autorização a Assembleia Legislativa para fazer um empréstimo de 250 milhões de dólares.mp3 |
O governador Mauro Mendes, do DEM, vai encaminhar mensagem à Assembleia Legislativa pedindo autorização para que o Estado possa fazer um empréstimo de 250 milhões de dólares junto ao Banco Mundial, que convertidos em moeda nacional, chegaria a um valor aproximado de 945 milhões de reais.
O montante possibilitaria ao Governo do Estado quitar um empréstimo feito na gestão do ex-governador Silval Barbosa, junto ao Bank of América.
Com o empréstimo, a dívida será imediatamente quitada, garantiu o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo.
A partir daí o Estado passaria a ter uma nova dívida, só que com melhores condições de pagamento, com prazo alongado de quatro para 20 anos e com juros caindo dos atuais 5% ao ano para 3,5%.
Segundo cálculos do governo, a “venda da dívida” traria um alívio de caixa de cerca de 760 milhões de reais para Mato Grosso até 2022.
Atualmente, o Governo de Mato Grosso paga ao Bank of América 280 milhões de reais ao ano - sendo duas parcelas de 140 milhões, com vencimento nos meses de março e setembro. O novo empréstimo não terá carência e os pagamentos serão mensais.
O anúncio do empréstimo foi feito pelo governador Mauro Mendes acompanhado pela equipe econômica de governo, além de representantes do Banco Mundial.