| 05 Governo do Estado vai fornecer exames de DNA para o projeto Pai Presente.mp3 |
Foto: Ednilson Aguiar
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Saúde assinou, esta semana, um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e vai fornecer exames de DNA para serem realizados no mutirão de audiências do projeto "Pai Presente".
O objetivo da iniciativa é reduzir o número de pessoas sem o nome do pai no documento e estimular o reconhecimento voluntário da paternidade.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que os exames de DNA poderão ser feitos pelo Lacen, Laboratório Central do Estado.
Figueiredo lembrou que o exame de DNA varia entre 400 e mil reais no mercado privado, mas que a partir de agora a Secretaria de Saúde vai oferecer de forma definitiva o teste pelo Lacen.
A iniciativa “Pai Presente” é realizada pelo CNJ, Conselho Nacional de Justiça, desde 2010 e desenvolvida no Estado pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A presidente do TJ, desembargadora Clarice Claudino da Silva, ressaltou a importância da cooperação. “Ninguém tem mais força do que quando estamos todos juntos na mesma direção”, ressaltou a magistrada.
Já o corregedor-geral de Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, destacou que a união dos poderes rende bons frutos para a população.