Governo do Estado pede pressa a Assembleia Legislativa na votação do pedido de empréstimo de 250 milhões de dólares

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O pedido de autorização para o Governo do Estado fazer um empréstimo junto ao Banco Mundial já foi entregue pelo governador Mauro Mendes à Assembleia Legislativa.

 

Segundo Mendes, a solicitação foi entregue ao presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho, que prometeu empenho e celeridade na apreciação da matéria.


A Assembleia Legislativa tem uma semana para votação do projeto de lei que autoriza empréstimo de 250 milhões de dólares do Banco Mundial.

 

Segundo o governador Mauro Mendes o prazo é curto porque a meta é liberar o empréstimo até agosto, a tempo de pagar outra dívida antiga, a parcela com o Bank of América, que vence em setembro.

 

Isto porque depois de ser aprovado no estado, a autorização para o empréstimo será analisada por várias instâncias, como a Secretaria do Tesouro Nacional e depois ainda precisa passar pelo aval do Senado, trâmites que demoram.

Se aprovado, o empréstimo vai permitir ao Estado quitar a dívida com o Bank of América.

 

Neste caso, Mato Grosso passa a dever ao Banco Mundial, mas em condições mais favoráveis. O prazo para pagamento da dívida passa a ser de 20 anos, com parcelas mensais e taxas de juros de 3,5% ao ano.

 

“E essa economia será importante para o equilíbrio fiscal e principalmente para ajudar a quitar uma enorme quantidade de dívidas com fornecedores que estão hoje em atraso por inadimplência do Estado de Mato Grosso”, finalizou Mauro Mendes.

 

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.