Governo do Estado envia projeto à AL/MT para redução do “Fethab da vaca”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Toko PH/Assessoria Max Russi

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O governador Mauro Mendes vai enviar à Assembleia Legislativa, esta semana, um projeto de lei que visa reduzir em 30% o valor pago pelos pecuaristas no chamado “Fethab da Vaca”, que é a contribuição do Fundo Estadual de Transporte e Habitação relativa ao abate das vacas.

A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira, após reunião do governador Mauro Mendes com deputados estaduais e representantes do setor pecuário.

O projeto foi articulado pelo líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco, e será votado por todos os deputados.

Na ocasião, o governador afirmou que essa proposta é um reconhecimento ao estudo técnico que comprovou a diferença de mercado entre os bois e as vacas.

Segundo Mendes, não era justo que o pecuarista pagasse o mesmo valor do Fethab para os dois e, por isso, estamos propondo um abatimento de 30%, desde que o abate tenha sido feito dentro do estado”, explicou o governador.

Já o deputado Dilmar Dal Bosco destacou que a medida faz justiça à realidade vivida pelo setor, pois as fêmeas costumam ter cerca de 30% menos pesos de carcaça, o que reduz o valor de venda.

Dal Bosco lembrou que o macho e a fêmea tinham o mesmo preço de mercado na hora de cobrar o Fethab., e que o projeto de lei vai acabar com essa desigualdade.

O deputado enfatizou que é uma conquista histórica para todo o setor e para Mato Grosso, já que o estado tem o maior rebanho do país.

O presidente da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Vilmondes Tomain lembrou que essa é uma demanda antiga da pecuária mato-grossense.

De acordo com Tomain, a proposta corrige uma distorção de duas décadas que a entidade vinha mostrando a outros governos.