| Governo do Estado deve criar Banco da Mulher para fomentar o empreendedorismo feminino.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O presidente da Desenvolve MT, Agência de Fomento de Mato Grosso, Jair Marques, apresentou esta semana, para a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, o projeto de criação da linha de crédito para financiamento da mulher empreendedora, o Banco da Mulher.
O foco do programa é estimular o empreendedorismo feminino, gerar emprego e renda. Além de apoiar o financiamento dos pequenos negócios, que tenham à frente mulheres que almejam iniciar o seu empreendimento ou pretendam modernizar suas atividades.
Segundo dados do Sebrae, a maioria das mulheres empreende por necessidade, para cuidar dos filhos e sustentar a família.
Quase todas precisam começar do zero, sem recursos, ou com alguma poupança familiar, poucas têm acesso a crédito para iniciar a atividade.
“Pela falta de oportunidade e condições adequadas, com o tempo acabam abandonando seus sonhos”, explica o presidente da Desenvolve MT.
Em 2020, 41% dos financiamentos concedidos pela Desenvolve MT foram destinados para mulheres empreendedoras.
As principais áreas de atuação das mulheres que procuram crédito na agência são os setores de alimentação, serviço de beleza, confecção e comércio.
Para a primeira-dama do Estado, o programa é um apoio e fortalecimento ao empreendedorismo feminino de Mato Grosso.
Uma das propostas do programa é capacitar as mulheres para que possam ter o conhecimento e a alma empreendedora.