Governo do Estado aumenta isenção do ICMS na compra de veículos para deficientes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

 

O Governo de Mato Grosso aumentou o valor máximo para a concessão de isenção parcial do ICMS, Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, na compra de veículos novos para pessoas com deficiência, passando de 100 mil reais para 120 mil.

O novo teto já está em vigor e beneficia pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down, autistas ou portadoras de doença crônica grave.

Além da mudança no valor máximo do veículo para a isenção parcial de ICMS, o Governo também ampliou a validade do benefício que anteriormente terminaria em abril deste ano, agora vale até abril de 2026.

De acordo com a Sefaz, Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, a medida busca ajustar o limite de isenção do ICMS ao valor de venda do mercado.

A medida representa mais uma iniciativa do Governo do Estado em favor da inclusão, visando ampliar e facilitar a aquisição de automóveis por pessoas com deficiência.

A isenção do ICMS nas aquisições de veículos novos é limitada a até 70 mil reais.

Assim, ao adquirir um veículo de 120 mil reais, o contribuinte não pagará o imposto incidente sobre 70 mil, recolhendo o tributo apenas sobre os 50 mil reais restantes.

O veículo pode ser adquirido diretamente pela pessoa com deficiência que tenha plena capacidade jurídica ou, no caso dos interditos, por seus representantes legais.

O pedido de isenção é realizado por meio de solicitação protocolada pela internet, no Sistema da Sefaz.