Governo do Estado apresenta editais da Lei Paulo Gustavo que serão lançados este mês

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso apresentou, no início desta semana, ao setor cultural do Estado os 14 editais da Lei Federal Paulo Gustavo, que serão lançados a partir da segunda quinzena de outubro.

Ao todo, serão 34 milhões de reais que vão contemplar segmentos de audiovisual, artes visuais, economia criativa e solidária, patrimônio histórico e museus, literatura, música, teatro, circo e dança, entre outros.

O objetivo da apresentação foi adiantar informações sobre os editais de modo a atender os 141 municípios mato-grossenses.

Outra novidade apresentada foi a continuidade do edital Viver Cultura, desta vez dividido em duas categorias: Expressões, que abrangerá segmentos artísticos, e Identidades – que envolverá públicos considerados minorias e/ou vulnerabilizados.

Segundo o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, os editais apresentados são frutos de um acúmulo de conversas, de escutas públicas, e todos passaram pelo crivo do Conselho de Cultura.

Por ser uma lei emergencial, seus recursos devem ser executados em curto prazo, o que ocasionou a necessidade de adiantar as informações sobre os editais para que os fazedores da Cultura possam iniciar a elaboração dos projetos.

A previsão é que as inscrições sejam abertas em meados de outubro e a expectativa é que o processo fique aberto por aproximadamente 15 dias.