Governo de Mato Grosso retomou a realização de transplantes de rim pelo SUS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O Governo do Estado retomou, nesta quarta-feira, a realização de transplantes de rim pelo SUS, Sistema Único de Saúde em Mato Grosso. 

A previsão é de que, nesta semana, sejam realizados três transplantes renais no Hospital São Mateus, em Cuiabá, unidade credenciada para a realização dos procedimentos. 

Os transplantes foram programados para acontecer de quarta a sexta-feira desta semana, sendo um em cada dia, e vão envolver doadores vivos. 

Contudo, devido à complexidade dos procedimentos, é possível que haja mudanças neste cronograma.

A retomada dos transplantes renais em Mato Grosso é resultado de um investimento do Estado de mais de 19 milhões de reais por ano. 

Atualmente, há cerca de dois mil pacientes em tratamento nos serviços de hemodiálise em Mato Grosso.

A previsão da Central Estadual de Transplantes é de que 40% a 50% desse quantitativo tenha a indicação para o transplante renal. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a equipe da Central Estadual de Transplantes se dedicou integralmente em todos os quesitos necessários, junto à habilitação do hospital, à capacitação das equipes, para que fosse possível retomar esse serviço tão relevante para a população. 

A realização de outros transplantes de rim está condicionada à disponibilidade do órgão e à compatibilidade entre o doador e receptor. 

Já a secretária adjunta do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde, Fabiana Bardi, explicou que a partir de agora, os órgãos captados em Mato Grosso terão como prioridade os pacientes de dentro do próprio estado. 

Ela disse ainda que caso não haja pacientes compatíveis ou aptos a receber o órgão, ele será disponibilizado para a Central Nacional de Transplantes, para ser vinculado à fila única nacional.