Governo de Mato Grosso lança plano de combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso apresentou, nesta quinta-feira, o plano de ação para combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais de 2025, com um investimento previsto de mais de 125 milhões de reais.

O valor representa um aumento de 68% nos investimentos para combate aos crimes ambientais, em comparação com 2024, quando o Estado investiu cerca de 74 milhões de reais.

O governador Mauro Mendes destacou que o aumento nos investimentos demonstra o compromisso do Governo do Estado com a preservação ambiental e o combate aos crimes ambientais, e ressaltou a importância da parceria com instituições privadas e o Governo Federal. 

O planejamento foi elaborado pelo Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais, que é presidido pelo governador Mauro Mendes e reúne órgãos estaduais, federais, Forças Armadas e instituições relacionadas à proteção ambiental. 

O documento prevê ações de gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação.

O maior volume de recursos é destinado às ações de prevenção e combate aos crimes ambientais, como a abertura de aceiros, monitoramento das áreas em tempo real com satélites de ponta e ações educativas.

O Plano prevê ainda a contratação de brigadistas, criação de salas de situação descentralizadas e construção de um centro de triagem e reabilitação de animais silvestres.

Para as ações de prevenção e combate aos incêndios, a previsão é de que mais de mil militares sejam mobilizados, além de 90 brigadistas municipais e 150 estaduais. 

As ações vão contar ainda com apoio de 28 máquinas agrícolas, oito aeronaves, e um helicóptero, além de mais de 80 viaturas para apoio nas operações por terra.