| Governo de Mato Grosso diz que a arrecadação do Estado melhorou depois da implantação do Programa Nota MT.mp3 |
Jurandir Antonio
Desde que o Programa Nota MT foi lançado pelo Governo do Estado, mais de 206 mil pessoas já se cadastraram e estão pedindo o CPF na nota fiscal em suas compras.
Além de criar uma cultura de educação fiscal, o Nota MT possibilita o incremento na arrecadação estadual.
O Nota MT já premiou cerca de quatro mil consumidores. No quarto sorteio mensal, realizado na última semana, foram contemplados mil e três pessoas com prêmios de 500 reais e 10 mil reais.
Os sorteios são realizados em duas modalidades: mensais e especiais, sendo esse último realizado em datas comemorativas.
O secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, confirmou que o Programa tem correspondido às expectativas do Executivo.
“Já aumentamos em mais de 10% o número de emissões de notas fiscais, isso quer dizer o comércio está respondendo a necessidade de emitir os documentos fiscais e isso reflete também na arrecadação. ”
De acordo com o gestor, a melhora foi mais perceptível no setor de bares e restaurantes.
“Percebemos uma sensível melhora na arrecadação de alguns setores, sobretudo de bares e restaurantes onde a gente consegue observar claramente um incremento de 14 milhões de reais”, afirmou Gallo.
Além do aumento na arrecadação, o Programa Nota MT tem mudado a forma com que os consumidores enxergam o imposto e a importância social de exigir a nota fiscal.
Para o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o Nota MT é um exercício de cidadania e precisa da participação de toda a população.
Desde o mês de outubro, a Secretaria Estadual de Fazenda tem promovido sorteios de forma intercalada nos municípios do interior e na capital, Cuiabá.
A medida tem o objetivo de interiorizar o Nota MT e disseminar a cultura de pedir o CPF nas notas fiscais.
A primeira cidade do interior escolhida para sediar o sorteio do Programa foi Sinop, no dia 10 de outubro.
O próximo sorteio mensal, programado para o mês de dezembro será realizado na região oeste do estado, na cidade de Cáceres.