| 03 Governador negocia com o governo federal apoio para obras prioritárias para Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes se reuniu, nesta segunda-feira, em Brasília, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pediu prioridade em obras estratégicas para Mato Grosso, em especial nas rodovias federais que cortam o Estado: as BRs 158, 242 e 163.
Mendes explicou que pediu ao ministro que as obras sejam incluídas no PAC, Plano de Aceleração do Crescimento, já que são de grande relevância para o desenvolvimento do Estado.
Na BR-158, o governador reivindicou que seja finalizada a pavimentação da rodovia no trajeto que vai do povoado de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia, até o entroncamento com a MT-322, no Norte-Araguaia-Xingu.
Em relação à BR-242, o pedido é para asfaltar o trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência.
Já na BR-163, foi cobrada a duplicação no trajeto entre Sinop e a divisa com o Estado do Pará, trecho que não está sob concessão da Nova Rota do Oeste.
Além disso, o governador pediu ao ministro que o Parque Nacional de Chapada tenha a administração entregue ao Estado, pois o Governo de Mato Grosso possui dinheiro em caixa para investir 200 milhões de reais no local nos próximos quatro anos.
Mauro Mendes participou ainda da solenidade em que o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral, que prevê quatro bilhões de reais de investimento para ampliar em um milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2024.