Governador e ministro lançam programa para construir 8.200 casas para famílias de baixa renda

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O ministro das Cidades, Jader Filho, assinou nesta quinta-feira, em Cuiabá, um convênio com o Governo de Mato Grosso, para construção de casas populares no estado.

A parceria, que envolve o programa Ser Família Habitação, do governo estadual, e o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, prevê a construção de oito mil e 200 casas para famílias de baixa renda que sonham em adquirir a casa própria.

O contrato assinado com a Caixa Econômica Federal é de 350 milhões de reais para os subsídios às famílias.

De acordo com o governador Mauro Mendes, o novo Sistema Habitacional de Mato Grosso vai facilitar o acesso e a realização do sonho da casa própria para milhares de mato-grossenses.

A meta é garantir casa própria para 40 mil famílias até 2026.

Para tornar as casas mais acessíveis, o Governo de Mato Grosso vai conceder subsídios de até 20 mil reais para complementar o valor da entrada do financiamento, que será repassado diretamente para a Caixa Econômica Federal.

Este é o maior subsídio disponibilizado entre todos os Estados para um programa habitacional. 

Durante o evento, o ministro Jader Filho reafirmou o compromisso do Governo Federal em apoiar o governo do Estado nos projetos de construção de moradias populares, com subsídio de até 55 mil reais para cada unidade.

Já a vice-presidente da Caixa Econômica, Henriete Sartori Bernabé, destacou a esperança de que o Sistema Habitacional de Mato Grosso sirva de modelo para outros estados e municípios do país. 

O site, que permitirá o cadastro das famílias interessadas, já está no ar neste link. O cidadão poderá entrar no sistema e fazer sua inscrição. As unidades serão liberadas de acordo com a demanda.

Na ocasião, aconteceu ainda o lançamento do site onde as famílias interessadas podem fazer o cadastro para adquirir a casa própria.

É só acessar o portal sihabmt.mt.gov.br.