Girassol da Alegria comemora 23 anos com mobilização para doação de sangue e medula óssea

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução / Inês Motti

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio

Neste sábado, 12 de setembro, entre sete e meia e 11 e meia da manhã, o grupo Girassol da Alegria realiza uma mobilização para incentivar a doação de sangue e o cadastro de novos doadores voluntários de medula óssea, no MT-Hemocentro, na Capital.

A iniciativa, que marca as comemorações dos 23 anos de atuação do Girassol da Alegria em Cuiabá, será aberta à população e busca reunir voluntários, amigos do projeto e pessoas que desejam contribuir.

Mais do que aumentar o número de doações na data, a proposta é chamar a atenção para a importância de incorporar a doação de sangue à rotina e ampliar o número de pessoas cadastradas como possíveis doadoras de medula óssea.

Segundo a coordenadora do Girassol da Alegria, Ines Motti, são 23 anos levando alegria, carinho e esperança para pessoas que atravessam momentos difíceis.

Ela explicou que, por isso, não haveria maneira mais significativa de celebrar essa história do que mobilizando ainda mais pessoas para um gesto que pode ajudar a salvar vidas.

Nesse sentido, segundo o MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, os estoques dos tipos sanguíneos O+ (positivo), O- (negativo) e B- (negativo) apresentam níveis reduzidos.

Atualmente, os tipos O- (negativo) e B- (negativo) estão em estado de atenção, enquanto o O+ (positivo) está em nível de alerta.

As doações de sangue de todos os tipos são recebidas no MT Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã às seis horas da tarde, na sede da unidade, que fica na rua 13 de junho, centro de Cuiabá.

É possível agendar a doação de sangue pelo WhatsApp (65) 98433-0624, por mensagem.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima