Gincana nas escolas municipais de Várzea Grande promove a conscientização ambiental das crianças

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Prefeitura de Várzea Grande

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem promovido ações em parceria com as demais pastas, associações e empresas da iniciativa privada, com objetivo de promover a reflexão e a conscientização dos estudantes sobre as questões que envolvem a preservação do meio ambiente e as iniciativas que fomentam a sustentabilidade como a reciclagem dos resíduos.

Durante o mês de junho, mês dedicado ao meio ambiente, a equipe da Educação Ambiental em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Mato Grosso, promoveu uma gincana entre escolas dentro do Projeto Educação Ambiental Transformadora.

O objetivo da iniciativa foi tirar da natureza resíduos como plástico, papel, papelão, garrafas PET, diversos tipos de plástico, embalagens, latas, latinhas de bebidas, recebendo pontuações pela quantidade de material armazenado.

Neste ano, a gincana contou com a participação de 12 escolas. Alunos e professores participaram, no mês de maio, de palestras de sensibilização orientadas pela presidente da Associação dos Catadores, Cidinha Nascimento, com orientações sobre os diferentes tipos de resíduos, a separação seletiva, a importância da destinação correta para o reuso e reciclagem.

Cidinha destacou que “no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos descartados são reciclados.

Para o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, a ação educativa ambiental permanente vai permitir a tomada de consciência sobre a necessidade de conservação e preservação da natureza, melhorando, assim, a relação das pessoas entre si, e delas com o planeta.

 A escola campeã da gincana foi a Escola Municipal Professora Rita Auxiliadora de Campos Cunha, do bairro Mapim, com mil 80 pontos. A unidade recebeu como premiação um notebook e os alunos ganharam sorvete.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, a gincana realizada nas escolas faz parte das ações implementadas em parceria com as secretarias municipais e é mais uma ferramenta para difundir as boas práticas que promovem a sustentabilidade. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.