02 Geraldo Alckmin e Fávaro participaram do 1º Congresso Prefeitos do Agro em Sorriso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria MAPA
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na última sexta-feira, em Sorriso, da abertura do 1º Congresso Prefeitos do Agro, ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O evento buscou reforçar o papel dos municípios no fortalecimento do agronegócio brasileiro.
Durante a abertura, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a força produtiva de Mato Grosso, responsável por um terço da produção agrícola do Brasil.
Ele ressaltou que o estado é líder na soja, responde por 60% do algodão nacional e se consolidou também como campeão na produção de milho.
Alckmin enfatizou ainda a importância da agregação de valor às cadeias produtivas, citando a transformação da soja em biodiesel e do milho em etanol, DDG e bioeletricidade.
Segundo ele, “a expansão da agroindústria no estado garante emprego, renda e novas oportunidades de crescimento”.
Já o ministro Carlos Fávaro ressaltou que o Brasil vive um momento histórico, com a maior safra de todos os tempos.
São 350 milhões de toneladas de grãos, somadas a uma produção nacional que alcança um bilhão e 200 mil toneladas de alimentos, com cana-de-açúcar, proteínas animais, frutas, hortifrutis e celulose.
Fávaro atribuiu ainda os bons resultados à perseverança dos produtores, ao apoio do governo federal, e a três Planos Safra consecutivos que bateram recordes.
O ministro também destacou os avanços na abertura de mercados internacionais, que desde o início do atual governo do presidente Lula, já alcançou 435 novos mercados para produtos agropecuários brasileiros.
Fávaro anunciou ainda a instalação de um escritório da ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, em Cuiabá, em parceria com a Famato, para aproximar produtores e empresas dos compradores internacionais.
Participaram da abertura do evento cerca de 20 prefeitos das regiões Norte e Médio Norte.