Gefron apreendeu mais de 20 toneladas de drogas na fronteira com a Bolívia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

Nos últimos dois anos, mais de 20 toneladas de drogas foram apreendidas na extensão dos 983 quilômetros de fronteira, seca e alagada, de Mato Grosso com a Bolívia.

O montante é resultado das ações repressivas do Gefron, Grupo Especial de Segurança na Fronteira, unidade que compõe a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Somente nos 12 meses de 2020, foram apreendidas mais de 14 toneladas de drogas. Já em 2019, esse montante chegou a seis toneladas.

Ainda segundo levantamento do Gefron, nos últimos 24 meses, as atividades desenvolvidas na fronteira resultaram em prejuízo ao crime de mais de 380 milhões de reais.

Somente de janeiro a dezembro de 2020, as drogas e bens retirados de circulação somaram cerca de 298 milhões.

O tráfico de drogas ocorre na fronteira por meio fluvial, terrestre e aéreo. Automóveis, ônibus de linha regular, veículos de cargas, motocicletas, bicicletas e até mesmo pessoas, as chamadas “mulas”, são usadas para transportar as drogas.

“O Gefron finaliza os dois últimos anos com uma alta produtividade, principalmente em termos de apreensões de drogas e apreensão e recuperação de veículos produto de crime”, enfatizou o coordenador do grupamento, tenente-coronel PM Fabio Ricas.

Ainda nos últimos dois anos, 607 ocorrências foram registradas na fronteira e as abordagens resultaram em 71 prisões por mandado judicial. Ao todo, 582 veículos foram apreendidos ou recuperados 98 armas de fogo e duas mil 346 munições foram retiradas de circulação.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.