Frente Fria. Prefeitura de Cuiabá intensifica a entrega de cobertores para moradores de rua.wav |
Foto da manchete: Alair Ribeiro-MidiaNews - reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro, pediu ajuda da Prefeitura de Cuiabá, para a criação de uma força-tarefa para entregar cobertores à população em situação de rua.
A ação que já consta habitualmente na atuação da Equipe de Abordagem Social nos dias de frio foi intensificada, esta semana, por causa da forte queda de temperatura em Cuiabá.
“O frio veio muito intenso e precisamos proteger essas pessoas que estão em extremo estado de vulnerabilidade social. Nossos abrigos também estão em estado de atenção para receber esse público, principalmente com a chegada das frentes frias”, explicou a primeira-dama.
Além da entrega de kit de alimentação com marmitas e cobertor, a equipe de Abordagem Social da prefeitura oferece os serviços de albergues para o melhor acolhimento da população de rua, além de outros serviços sociais.
“Nossos albergues estão em funcionamento, além do hotel albergue que foi uma indicação nosso durante à auge da pandemia e que ainda está ativo oferecendo mais vagas para essas pessoas que estão nas ruas por diversos motivos e que precisam do apoio do setor público para buscarem saída dessa condição de extrema vulnerabilidade”, destacou Márcia Pinheiro.
Na força tarefa da última segunda-feira, a prefeitura registrou o acolhimento de 13 pessoas em situação de rua que somados as já albergadas, totaliza mais de 210 pessoas retiradas das ruas.
A secretaria entrega, em média, 200 a 270 cobertores nos dias de frio para o atendimento da população de rua.