| 06 Flávia Moretti e Max Russi lançam programa “Fila Zero” no SUS em Várzea Grande.mp3 |
Foto da manchete: ANDRÉ LUIS
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, lançou, nesta segunda-feira, o programa estadual “Fila Zero”, que visa reduzir o tempo de espera por cirurgias no SUS, Sistema Único de Saúde, no município.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, participou da cerimônia e ressaltou o impacto positivo da medida para a população local e para todo o estado.
A ação marca um avanço importante na área da saúde pública local, especialmente com o credenciamento oficial do Hospital Santa Rita à iniciativa.
Com o novo credenciamento, o Hospital Santa Rita passa a realizar cirurgias de média e alta complexidade, contemplando áreas como o aparelho circulatório, digestivo e geniturinário.
A expectativa da Prefeitura é que mais de 200 cirurgias por mês sejam realizadas na unidade, entre elas cateterismo, angioplastia, laqueadura, retirada de vesícula por vídeo, cirurgias bariátricas e ortopédicas, além de exames especializados.
Flávia Moretti destacou a importância da atualização cadastral dos usuários do SUS para garantir que os pacientes sejam efetivamente chamados para os procedimentos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, cerca de 23 mil pessoas estão atualmente na fila por um procedimento em Várzea Grande, número que ainda está sendo reavaliado.
Além do Santa Rita, outras três unidades do município já participam do programa “Fila Zero”: o Centro Mato-grossense de Oftalmologia, o Hospital dos Olhos e a Clínica Vida.
Um novo edital de credenciamento será aberto para ampliar a rede de atendimento e acelerar ainda mais os procedimentos cirúrgicos.